Junta de Freguesia de Travanca de Lagos  

História

Um pouco de História

A freguesia de Travanca de Lagos é do domínio do concelho e comarca de Oliveira do Hospital, dista cerca de 10 quilómetros da sede concelhia e pertence ao distrito de Coimbra. O orago da freguesia é S. Pedro, celebrado anualmente a 29 de junho.

A ocupação humana do território deverá ser bastante remota, a julgar pela proximidade da freguesia de Bobadela, onde os vestígios da romanização peninsular são expressivas, do que se conclui que o povoamento da freguesia de Travanca, remonte não ao século XII, mas à época romana.

A denominação Travanca de Lagos, assim designada pela necessidade de distinção das muitas Travancas do norte do País, foi primeiramente apenas Travanca, pois que nos meados do século X, já se falava de Travanca como “villa” rústicaque limitava outra “villa” rural, a de Midões: “de allia parte ter villam de Travanca et inde per illa archana intratque in Mondego”.
D. Afonso Henriques fez uma carta, a 20 de MArço de 1133, onde menciona Travanca no coutamento de Midões ao Mosteiro de Lorvão, citando-lhes os limites:” dividit Midones cum Teorice (Touriz) et inde per illam arcanam que est inter Midones et Travanca”, voltando assim, a repetir-se a menção da existência do antiquíssimo e enigmático local.

A paróquia de S. Pedro de Travanca é de instituição anterior ao século XIII, no entanto, a proximidade da igreja moçárabe de Lourosa, cujo orago é também S. Pedro, leva a crer que a igreja desta freguesia seja de fundação pré-Nacional. Nas Inquirições de 1258, é referido que a terra e a igreja são possessões da coroa: “villa de Travanca et eccleia est domino rege regalenga”, mas os direitos reais, eram por vezes aí usurpados. Em Travanca existia um celeiro real, para nele se depositarem os foros da coroa “ad cellarium de Travanca”, segundo as mesmas Inquirições.

A freguesia de Travanca de Lagos tem um vasto património cultural edificado: na capelas de Santo António em Travanca de Lagos, na capela de Nossa Senhora da Expectação em Negrelos, no edifício da Junta de Freguesia e no cruzeiro. Existem outros locais de interesse turístico na freguesia, como é o caso das margens do rio Cobral, da área do lagar, das grutas naturais da Mata do Búzio e da Lapa de Andorinha e em várias fontes de mergulho.

As vertentes económicas da freguesia de Travanca são a agricultura, a pecuária, o pequeno comércio e a pequena indústria; a população dedica-se também ao artesanato, manufacturando cestaria e rendas. A gastronomia local apresenta os enchidos, o queijo da serra, o cabrito assado no forno, as tigeladas, o arroz-doce e outras iguarias igualmente apreciadas, como o pão de ló, pão de milho e o pão de centeio.

Para além da sede de freguesia, que é Travanca de Lagos. A Freguesia é composta pelas anexas Andorinha, Negrelos, Adarnela e Vendas de Gavinhos. No total tem uma área de cerca de 18Km2.